Suporte Adobe
Veja alguns temas mais comuns relacionados com dificuldades na gestão e instalação das soluções Adobe.
Gestão e implementação de licenças Adobe
Dispositivo compartilhado
Criar pacotes
O licenciamento por dispositivo compartilhado é um método voltado para instituições de ensino no qual o software é atribuído a um dispositivo em vez de um indivíduo. Qualquer pessoa que fizer logon nesse dispositivo terá acesso aos produtos e serviços da Adobe. Esse método de licenciamento é ideal para computadores desktop em laboratórios de computação e salas de aula.
Utilizador nomeado
Criar pacotes
O licenciamento por usuário nomeado é o método de licenciamento padrão e mais popular para implantar e usar os produtos da Adobe Creative Cloud e da Document Cloud. Ele foi criado para o cenário conectado à rede no qual as licenças de aplicativos são gerenciadas com base nas necessidades individuais do usuário. Usando o licenciamento por usuário nomeado, você pode fornecer aos usuários finais toda a funcionalidade do software e dos serviços.
Dispositivo compartilhado
Gerir Perfis
Se você deseja implantar licenças por dispositivo compartilhado em vários laboratórios da sua instituição, poderá mapear cada laboratório a um perfil de produto diferente no Admin Console.
Por exemplo, você pode criar um perfil de produto para determinados laboratórios e não definir restrições para ele. Assim, todos os usuários poderão usar os aplicativos da Adobe, mesmo sem uma conta escolar.
Utilizador nomeado
Gerir grupos de utilizadores
Um grupo de usuários é uma coleção de usuários diferentes que devem receber um conjunto compartilhado de permissões. Há várias permissões entre os diferentes produtos que precisam ser atribuídas a muitos usuários em ordem variável. Gerenciar permissões por usuários não é um modelo sustentável.
Licenciamento de Dispositivos Partilhados versus Licenciamento de Utilizadores Nomeados
Enquanto o Named User Licensing associa a licença ao utilizador, o Shared Device Licensing associa a máquina. Assim, quando se lança uma aplicação com licença de utilizador nomeado, a licença é validada contra o nome de utilizador e palavra-passe. Quando se lança uma aplicação com licença de dispositivo partilhado, a licença é validada contra a máquina na qual a aplicação é instalada. Isto implica que uma aplicação com licença de utilizador nomeado pode ser activada em qualquer máquina, desde que o nome de utilizador e a palavra-passe sejam validados. Enquanto que as aplicações com licença de dispositivo partilhado só serão activadas numa máquina na qual a licença está instalada.
Licenciamento de Utilizador Nomeado
O licenciamento de utilizadores nomeados é o método de licenciamento padrão e mais popular para implementar e utilizar os produtos Adobe Creative Cloud e Document Cloud.
Concebido para o cenário ligado à rede onde as licenças de aplicação são geridas com base na necessidade individual do utilizador de utilizar a aplicação. Utilizando o licenciamento de utilizador nomeado, pode fornecer aos seus utilizadores finais a funcionalidade completa do software e serviços. Dando aos seus utilizadores finais acesso a todas as aplicações e serviços disponíveis, com base nos direitos da sua organização.
O Licenciamento de Utilizador Nomeado liga a utilização das aplicações e serviços Adobe a um utilizador individual. Funciona bem se os requisitos do produto e do serviço estiverem estreitamente associados a um utilizador ou a um papel. O Licenciamento de Utilizador Nomeado fornece aos administradores de TI um controlo completo para adicionar e remover licenças de produtos para um utilizador em qualquer altura. Também facilita um melhor acompanhamento da conformidade, uma vez que os administradores de TI não precisam de acompanhar as máquinas, e podem gerir as licenças centralmente.
As licenças nomeadas requerem ligação periódica à Internet. Os computadores devem ligar-se aos servidores Adobe para activação inicial, e depois pelo menos uma vez a cada 30 dias. Os utilizadores finais não podem utilizar aplicações móveis a menos que a empresa implemente licenças nomeadas.
Os utilizadores finais podem entrar com as suas credenciais para aceder às aplicações e serviços. Pode também configurar o SSO para permitir um acesso e uma experiência sem descontinuidades como o resto das suas aplicações empresariais.
Licenciamento de Dispositivos Partilhados
Shared Device License é um método de licenciamento destinado a instituições educacionais onde o software é atribuído a um dispositivo em vez de a um indivíduo. Qualquer pessoa que aceda ao dispositivo terá acesso aos produtos e serviços da Adobe. Se é novo no Licenciamento Partilhado de Dispositivos, recomendamos que comece a utilizar o guia de implementação. Se tem estado a utilizar licenças de dispositivos partilhados, veja o que há de novo.
O Shared Device Licensing é ideal para laboratórios de computadores de secretária e salas de aula. Por exemplo, pode instalar aplicações Creative Cloud nos seus laboratórios informáticos para permitir aos alunos e professores, com acesso a estes computadores, utilizar as aplicações e serviços que estão disponíveis como parte do seu contrato de licença com a Adobe.
As licenças de dispositivos partilhados permitem às instituições inscritas no Plano de Incentivo ao Valor (VIP) licenciar software a um computador específico.
A Consola de Administração permite aos administradores de TI migrar sem problemas do Licenciamento de Dispositivos para o Licenciamento de Dispositivos Partilhados. Após a migração dos seus utilizadores, estes terão acesso aos seus produtos e serviços Adobe adquiridos.